11 de mar. de 2009

Ensino de Astronomia na Escola Básica

Curso de Especialização para Professores

Ciências (Ensino Fundamental) e Física (Ensino Médio)

Informações Gerais
Curso: Especialização em Ensino de Astronomia - Ministrando Astronomia com Recursos Textuais e Experimentos

Público-alvo: Professores de Ciências do Ensino Fundamental II e Professores de Física do Ensino Médio

Carga horária: 360 horas, sendo 240 horas de aulas formais, 60 horas de campo e 60 horas de elaboração de monografia.

Justificativa: Com os Parâmetros Curriculares Nacionais e os seus complementos, os PCN+, e as novas propostas curriculares do Estado de São Paulo, a astronomia passou a ter papel de destaque nas disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental e Física no Ensino Médio, enquanto, por outro lado, a formação dos professores atuando nessas disciplinas, na maioria das vezes, não prevê o ensino de tais conteúdos.

Objetivos: O presente curso visa a formação de profissionais capazes de projetar, produzir e utilizar materiais e recursos didáticos para o ensino de astronomia nas disciplinas de Ciências do Ensino Fundamental e Física no Ensino Médio, bem como de capacitá-los a realizar programas de formação para outros professores da rede de ensino.

Metodologia: O curso será baseado em atividades para a sala de aula, incluindo materiais experimentais, mídias, textos, entre outros. Os conteúdos serão desenvolvidos a partir das atividades sugeridas e outras que os próprios participantes serão estimulados a desenvolver e aplicar.

Período: 2 anos, de 23 de março de 2009 a 13 de dezembro de 2010, às segundas-feiras das 14:00h às 18:00h.

Custo: O curso é gratuito.

Vagas: São 30 vagas assim distribuídas:

• Professores de Ciências do Ensino Fundamental: 20 vagas

• Professores de Física do Ensino Médio 10 vagas

Do total, 25 vagas são destinadas exclusivamente a professores da rede pública de ensino municipal ou estadual no ensino regular.

Requisito: Diploma de licenciatura plena em qualquer área.

Seleção: Haverá uma lista de prioridades que seguirá os critérios a seguir, pela ordem:

1. Participantes do grupo "Projeto Ensino Público" M.A.R.T.E. EACH / Estação Ciência / FAPESP têm vagas garantidas, além das 30 acima mencionadas.
2. Professores efetivos em Ciências (Ensino Fundamental) ou Física (Ensino Médio) da rede pública municipal (municípios do Estado de São Paulo) ou da rede pública estadual de São Paulo, com prioridade:
+ aos que estejam atuando como formadores nas diretorias de ensino, limitados a 5 vagas por disciplina, condicionadas a oferencimento de programas de formação por esses profissionais a outros professores da rede.
+ aos com menor tempo de magistério.
3. Participantes do curso "Física no Ensino Fundamental", oferecido em 2008.
4. Egressos recém-formados de cursos de Licenciatura Plena em Ciências para o Ensino Fundamental.
5. Professores atuando na zona leste de São Paulo ou nos municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Arujá, Suzano e Mogi das Cruzes.
6. Professores que lecionaram Ciências ou Física (1ª série do Ensino Médio) nos últimos três anos.

Caso os organizadores do curso julguem necessário, haverá entrevistas no processo seletivo.

Certificado: Os participantes com frequência igual ou superior a 85% e nota igual ou superior a 5 receberão certificados de Especialização em Ensino de Astronomia fornecidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Locais: As aulas serão ministradas no seguintes locais

*
Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste). Rua Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo
*
Estação Ciência. Rua Guaicurus, 1394 - Lapa.

Informações:

Telefone: (11) 3673-7022 ramais 226 ou 224 (Estação Ciência / Mão na Massa)

Telefone: (11) 3091-7187 (Instituto de Física / Ludoteca)

Condições:

*
Todos os materiais didáticos (atividades, fotos, textos, vídeos, etc) produzidos pelos participantes do curso -- exceto as monografias de conclusão -- terão, mediante contrato assinado, seus direitos cedidos à Universidade de São Paulo, que poderá, a seu critério, disponibilizá-los na forma que julgar conveniente.
* As monografias de conclusão do curso serão disponibilizadas publicamente em bibliotecas e mídia digital..
* O curso envolve atividades de pesquisa, o que irá implicar em gravação audiovisual de todas as aulas e na solicitação de registros escritos. Esse material será usado em relatórios de pesquisa, artigos científicos e teses.. Eventualmente poderá ser solicitada ao participante, com sua autorização e da direção da unidade escolar, a tomada de dados em ambiente de sala de aula.
* Espera-se do professor a aplicação em sala de aula de pelo menos parte das atividades desenvolvidas no curso e relato dos resultados, aspecto essencial que será levado em conta na avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário